AFINAL, O QUE SÃO PROBIÓTICOS?

March 2, 2017

 

O aumento da expectativa de vida da população brasileira tem resultado em mudanças de hábito, de comportamento e de consumo da sociedade. No Brasil, a procura por produtos mais saudáveis, inovadores, seguros e de fácil utilização vem crescendo a cada dia. A inclusão dos probióticos no hábito alimentar das pessoas faz parte deste movimento pro saúde, levando a uma vida mais plena e feliz.


Probiótico é uma palavra derivada do grego e latin e significa “pró-vida”. No corpo humano, encontramos um exército de aproximadamente 100 trilhões de microorganismos benéficos, divididos em mais de 500 diferentes espécies. Esses microrganismos são adquiridos à partir do nascimento e atuam na defesa do organismo contra fungos, parasitas, bactérias e vírus. A vida agitada, o estresse, a alimentação pobre em probióticos e em fibras, porém rica em farinhas refinadas, doces, gorduras e carnes vermelhas fazem com que tenhamos, na idade adulta, menos de 10% das espécies originais. O resultado disso é uma considerável diminuição da microbiota intestinal (“flora intestinal) gerando, em consequência, intestino preguiçoso e vários outros sintomas, como gases e diarreias, podendo ser, até mesmo, um fator importante na origem de muitas doenças, incluindo tumores malígnos.

Os probióticos podem ser incluídos na preparação de diversos produtos, agregando a eles um alto valor nutritivo e terapêutico. Nos produtos alimentícios, as bactérias e leveduras probióticas, aquelas chamadas benéficas, resistem ao processo de digestão, chegando intactas ao intestino, atuando de maneira positiva na estimulação do sistema imune, prevenindo doenças e defendendo a microbiota intestinal. Dessa forma, elas aumentam a resistência gastrintestinal à colonização por patógenos, otimizando a absorção de minerais e de vitaminas. 

Na indústria cosmética e nos medicamentos de uso tópico, os probióticos também começam a ser utilizados. Na derme, os probióticos atuam como antioxidantes, protegendo-a do processo de envelhecimento das agressões do dia a dia. Os produtos dermocosméticos da BioLogicus são enriquecidos com exclusivos extratos probióticos que atuam prevenindo os sinais de envelhecimento, aumentando a elasticidade da pele, reduzindo a descoloração natural, mantendo o complexo cutâneo e defendendo a microbiota da pele, aumentando sua resposta imunológica. 
A utilização de probióticos reforça a imunidade estimulando a multiplicação das bactérias benéficas e evitando que aquelas potencialmente prejudiciais proliferem. 

Entre os benefícios dos probióticos na alimentação diária, destacam-se: melhora acentuada da capacidade de digestão da lactose em indivíduos que são intolerantes a ela, melhora da absorção de minerais e a produção de vitaminas, a prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais, infecções vaginais, tumores, entre outros. 

Os probióticos ainda auxiliam no tratamento e prevenção dos distúrbios metabólicos dos tratos digestivo e respiratório, aumento nos níveis de vitaminas do complexo B, aminoácidos, cálcio e ferro, da osteoporose e outras doenças degenerativas, que levam a uma diminuição da longevidade.

A Biologicus dispõe de vários produtos que auxiliam no equilíbrio da microbiota intestinal "flora intestinal", aumentam o valor nutritivo dos alimentos e reforçam o sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças. Todos os produtos da BioLogicus são isentos de aditivos químicos sintéticos. Nossos produtos fazem bem a você e à natureza.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes